Trilogia Sissi – Ernst Marischka [Filme online]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Filme online, Minhas verdades através dos filmes
- Tags: a imperatriz, Austria, Bavaria, Baviera, Elisabeth, Elizabeth, Ernst Marischka, Filme de 1955, Filme de 1956, Filme de 1957, Filmes da década de 50, Imperatriz da Austria, Isabel, Romy Schneideer, Série Sissi, Sissi, Sissi e o seu destino
Direção – Ernst Marischka
Ernst Marischka foi um diretor de cinema austríaco que só dirigiu três filmes na vida: a trilogia Sissi. Ele foi também o roteirista da série, baseando sua obra na vida da imperatriz austríaca Elisabeth, apelidada de Sissi.
Esta série fez. na época, enorme sucesso, ficando no inconsciente coletivo. Pergunte a qualquer pessoa no mundo inteiro com mais de 60 anos, quem foi Sissi, que certamente essa pessoa lhe falará desta trilogia que data de 1955 o seu início e 1957 o seu final. No ano passado completou-se 60 anos do lançamento do último filme da trilogia.
A história de Elisabeth, Imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria (Abril, 24, 1854 – Setembro, 10, 1898)
Elisabeth Amalie Eugenie nasceu em 24 de dezembro de 1837 em Munique, Reino da Bavaria. Era conhecida como Sissi. Foi filha do duque Maximiliano e da duquesa Ludovika, filha do rei Maximiliano da Baviera (Bavaria).
Aqui vale uma explicação: Em algumas fontes pesquisadas, inclusive a péssima “rede da bola” (aquela que usa uma bola como logomarca), e na Wkipédia em português, encontraremos como sendo o nome verdadeiro da Imperatriz austríaca, Isabel. Em outros, é informado que o verdadeiro nome de Sissi era Elisabeth. Devido a essa divergência, resolvi pesquisar mais a fundo e descobri, afirmando aqui com segurança, que o verdadeiro nome de Sissi era Elisabeth e não Isabel.
Para embasar minha afirmação, cito algumas fontes seguras pesquisadas, inclusive a do Museu de Sisi, imperatriz da Áustria, na fonte original em inglês, citado no final deste post com o devido endereço eletrônico consultado para o caso de alguém querer também tirar a prova.
Segundo o site citado, Elisabeth “entrou para história como a imperatriz da eterna juventude e beleza” (tradução livre). Tornou-se imperatriz quase que por acidente. A mãe (Ludovica), foi convidada pela irmã, a arquiduquesa da Áustria e mãe do imperador Franz Joseph, para visita-la, levando sua filha mais velha, Helene, que na época tinha 18 anos. Outra observação importante a se destacar aqui, abrindo um parêntese, é que não se traduz nomes próprios. Você encontrará em alguns lugares o nome do imperador como Francisco mas, ele se chamava Franz e não Francisco. Fechando o parêntese, a visita tinha por objetivo fazer a apresentação oficial da sobrinha, Helene, ao seu filho, o imperador, visando o casamento dos dois. Acontece que na hora da apresentação, o imperador ficou fascinado por Sissi e, anunciou que o seu casamento seria com ela, que na época, tinha apenas 15 anos.
Oito meses depois, aconteceu o casamento com uma pompa jamais vista na Europa., À solenidade, compareceu praticamente toda realeza europeia e, as suas festividades, prolongaram-se por uma semana.
Elisabeth tinha uma preocupação excessiva com sua beleza e esbelteza. Chegava a comer apenas meia dúzia de laranjas ao longo do dia, não acrescentando nenhum outro alimento à sua dieta.
Sua história ficou imortalizada pela trilogia Sissi, realizada pelo diretor austríaco Ernst Marischka, conforme já informado.
A trilogia Sissi
A trilogia de Ernst Marischka é formada pelos filmes Sissi (1955); Sissi, a imperatriz (1956) e Sissi e o seu destino (1957) foram os filmes que formaram esta famosa série. As filmagens foram realizadas na própria Áustria, na Ilha da Madeira e na Grécia.
Sissi
O primeiro filme da trilogia, lançado em 1955, foi um sucesso estrondoso de bilheteria no mundo inteiro. Estrelado pela atriz Romy Schneider, o filme ocupa-se da vida de Sissi (apelido de Elisabeth) da sua vida familiar, desde o episódio do convite para levar a filha mais velha de Ludovica, Helene, ao reino, para ser apresentada oficialmente ao imperador, até o momento do casamento de Sissi com ele. Até hoje este filme é a segunda maior bilheteria da Alemanha.
Diferentemente da história verdadeira, o imperador conhece Sissi sem saber que ela é sua prima. Pensa que é apenas uma camponesa pois estava pescando num lago, enquanto a mãe tinha ido com a irmã até a corte na Áustria.
Fiz uma postagem uma vez neste blog onde menciono este filme pois ele foi muito marcante em minha história. Se desejar, consulte o post Memória antiga.
Sissi, a imperatriz
Este segundo filme da trilogia ocupa-se da vida de Sissi no palácio, e sua convivência com o marido e a sogra. Acaba o filme com a sua coroação na Hungria.
Sissi e o seu destino
Neste terceiro e último filme da série, é apresentada a vida de Sissi como imperatriz e os sofrimentos e dificuldades pelos quais ela passa. Mostra a desenvoltura dela como imperatriz e a diplomacia e sabedoria de uma verdadeira governante.
Observação
Acabo de descobrir a razão da controvérsia a respeito do verdadeiro nome de Sissi. É que algumas pessoas desinformadas e incultas, acreditam que podem (e devem) traduzir os nomes das pessoas. E a tradução, isto é, o nome aportuguesado de Elizabeth ou Elisabeth é Isabel. Quanta ignorância!
Assista agora aos três filmes da trilogia Sissi. Basta clicar nas figuras abaixo, nas setinhas para direita. Os filmes são todos legendados. Havia disponibilizado os dois primeiros dublados mas o canal do blog no Youtube foi fechado.
Sissi – Dublado (1º Filme)
Sissi – Legendado (1º Filme)
Uma cortesia do amigo e dono do canal Memocine Filmes Antigos a quem agradecemos.
Sissi, a imperatriz – Legendado (2º Filme)
Também numa cortesia do amigo e dono do canal Memocine Filmes Antigos a quem agradecemos.
Sissi e seu destino – Legendado (3º Filme)
Observação – Não existe ainda no Brasil o terceiro filme dublado.
Fontes consultadas
Museu Sisi, Viena, Áustria – Disponível em https://www.hofburg-wien.at/en/about-the-location/sisi-museum/ e consultado em 03/08/2018
Matéria de um programa da TV da “emissora da bola” disponível em http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/09/palacio-que-possui-14-mil-aposentos-e-atracao-mais-visitada-da-austria.html e consultado em 03/08/2018
Matéria do site Obvious intitulada “Sissi, uma imperatriz e seus demônios” disponível em http://obviousmag.org/archives/2013/09/sissi_uma_imperatriz_e_seus_demonios_1.html e consultado em 03/08/2018
Matéria do site Mediateca intitulada “1854: Casamento de Sissi, imperatriz da Áustria” disponível em https://www.dw.com/pt-br/1854-casamento-de-sissi-imperatriz-da-áustria/a-800924 e consultado em 03/08/2018
Nenhum comentário